Pular para o conteúdo principal

Dicas para alugar um apartamento

Como o mundo da gestão de TI não teve muitas novidades recentemente, vou mais uma vez fugir ao tema do blog para passar algumas dicas sobre aluguel de apartamento.

O mercado imobiliário teve um boom recentemente e neste exato momento estamos percebendo uma retração nos preços. Para quem investiu em imóveis, isso é uma péssima notícia. Para quem procura imóvel para alugar, nem tanto. Na verdade, a oferta de imóveis para aluguel cresceu muito, pois muitos investidores não estão conseguindo vender seus imóveis devido ao alto preço e agora tentam alugá-los. Devido ao alto preço dos imóveis, a procura por aluguel pode aumentar um pouco. Alias, esse é o um dos sinais da bolha imobiliária. Muitos estão preferindo alugar ao invés de comprar. Apesar disso, a oferta de imóveis para alugar ainda está grande por causa dos recentes lançamentos e, por isso, ainda há margem para negociações. Assim, a melhor coisa a fazer é procurar com calma e negociar. Como a oferta está grande, é uma oportunidade de alugar um apartamento novo ou reformado com bom preço. 

Encontrar um bom apartamento não é tarefa fácil. Há diversos fatores a se analisar e isso, obviamente, tem reflexos no valor do aluguel. Os pontos a seguir são os que eu considero essenciais.

Posição do apartamento

A posição do apartamento em relação ao edifício e à vizinhança é determinante para o conforto de quem vai morar. Em prédios altos, sugiro procurar um andar acima do 4º. Quanto mais alto o apartamento, em geral mais silencioso ele é, e menos quente também. Um apartamento de andar alto também vai ser menos frequentado por insetos. Isso não significa que sempre quanto mais alto melhor. Se o andar for muito alto, em caso de falta de energia, você terá problemas para subir e descer a escada. Assim é bom verificar se na sua região é comum faltar energia. Também mais tempo você vai perder diariamente subindo e descendo os elevadores. Evite também o último andar. Em geral o derradeiro andar é muito mais quente por causa do calor da laje, que fica exposta o dia inteiro ao sol. Isso sem falar no risco de infiltrações. Se o apartamento for colado no fosso do elevador, além do barulho normal do abre e fecha das portas e das pessoas conversando enquanto esperam o elevador, você vai sofrer com o barulho do motor (que fica em cima do último andar) e dos freios do elevador.

Além da altura, é preciso verificar também para que lado as janelas são viradas. Em geral as pessoas preferem os quartos virados para o nascente, ou seja, para o leste. Sinceramente, prefiro os quartos virados para o sul ou para o norte, pois eles não pegam sol em nenhum horário do dia. Com o aquecimento global, dependendo da sua região, o quarto virado para o nascente já estará com um calor insuportável a partir das 7 horas da manhã. Se você é alguém que precisa [de vez em quando] dormir até mais tarde, isso pode ser um problema. Por isso, recomendo quartos virados para o sul ou para o norte. Com a invenção da luz elétrica, não temos mais que nos preocupar com iluminação natural.

Talvez mais importante do que a posição em relação ao sol, é a posição em relação à rua. Apartamentos virados para pistas movimentadas, ou comércios barulhentos, são terríveis. Quando as janelas são viradas para uma pista movimentada, não importa a altura do apartamento, o som dos carros vai refletir no asfalto e chegar até o seu apartamento mesmo que ele esteja em um andar bem alto. Mesmo às vezes prejudicando a vista da janela, eu prefiro imóveis virados para os fundos ou, dependendo do condomínio, para dentro do mesmo. Mas cuidado com as áreas comuns. Imóveis virados para a piscina, churrasqueira ou salão de festas, também sofrem com o barulho de convidados e crianças.

Localização

Localização é algo básico. Mas vale lembrar a importância de ter alguns serviços essenciais por perto, como padaria, farmácia, mercado e, quem sabe, verdurão. Também sugiro verificar se o imóvel fica perto de um ponto de ônibus e se a região é bem servida pelos serviços de transporte coletivo. Certa vez morei em um bairro bem localizado aqui em Brasília (que por sinal tem um péssimo serviço de transporte coletivo) e só depois percebi que o ponto de ônibus ficava a cerca de 2 KM de distância. Sofria a faxineira e sofria eu quando ficava sem carro.

Projeto

Os projetos de apartamentos mais novos são todos muito parecidos. Assim, não há muito o que se falar sobre o projeto. Mas recomendo olhar alguns detalhes a seguir.

O primeiro é a largura das portas. Verifique se a largura das portas vai permitir que você faça a mudanças dos móveis que já possui. Alguns apartamentos novos, por exemplo, estão vindo com portas e corredores muito estreitos. Isso vai te dar dor de cabeça na hora da mudança. São comuns os casos em que é necessário remover a porta, às vezes até os portais da mesma, para passar uma máquina de lavar, geladeira ou sofá.

Outro detalhe muito importante são as paredes e a posição das colunas. Estou cansado de ver projetos de sala, por exemplo, com colunas bem no meio da parede onde supostamente ficaria um sofá (ou uma cama no caso dos quartos). Nesses casos a parede perde a continuidade e um sofá ali vai provocar um vão entre as costas do sofá e a parede. Também verifique se é possível colocar uma televisão em frente ao sofá. Projetos recentes estão forçando os moradores a colocar uma televisão deslocada à direita (ou à esquerda) por causa da porta da cozinha. Isso vai te dar torcicolo. Se a cozinha for do tipo americana, pior ainda, porque você vai ficar sem parede para pôr a televisão.

Fique atento também às janelas. Janela nem sempre é bem vinda, pois limita as possibilidades de posicionar um móvel. Acho um absurdo aquelas janelas que começam praticamente no chão. Fica difícil colocar uma escrivaninha ou às vezes até uma cama. Prefira janelas padrão, que comecem mais altas. Facilita na hora de posicionar os móveis e colocar cortinas. É melhor até para a sua privacidade.

Armários

Armários na cozinha e nos quartos é algo essencial. Não entendo esses proprietários que insistem em colocar para alugar apartamentos sem esses armários. Se depender de mim, vão ficar com o imóvel fechado o resto da vida. Colocar os armários essenciais é bom para todos. É bom para o proprietário que, além de facilitar o aluguel, vai evitar que o inquilino danifique as paredes colocando um armário qualquer. Transporte de móveis pesados, como guarda-roupas por exemplo, também pode danificar o piso. É bom para o inquilino, pois se ele colocar os armários por conta própria, quem garante que eles vão servir em outro imóvel?

Espero que essas dicas sejam úteis a você.

Comentários

mim disse…
Dicas realmente muito valiosas, para alugar mas principalmente se for comprar!
Compartilho mais algumas que fui adquirindo com a experiência em cada mudança:

-Dar uma conferida na vizinhança, uma passada a noite e final de semana para observar o movimento, vizinho zueiro é a pior praga que pode existir;

-Dentro do 'Projeto' também acho importantíssimo observar os pontos de instalação elétrica, como tomadas, interruptores e iluminação, encanamento para maquina de lavar;

-Garagem privativa ou pelo menos rotativa, pra quem tem carro ou moto sabe como é difícil vaga aqui em Brasilia

Sempre sofri aqui em bsb pra achar um lugar que presta pra morar cada vez que precisava mudar, hora estava bom em um ponto mas faltava em outro, felizmente consegui conciliar todos estes fatores e comprar um apt, mas eu filtrei bastante pois teve lugar q já morei de aluguel que hoje não moraria nem de graça, então na hora de comprar é atenção redobrada porque se arrepender depois vai ser amargo.

abçs.

Postagens mais visitadas deste blog

Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19

Até os países mais desenvolvidos não estavam preparados para lidar com uma pandemia. Ou seja, nesse sentido, não há muito para onde correr. E também instituições sólidas, na área científica, médica e sanitária, também não estavam preparadas para lidar com uma pandemia.  O único setor que estava preparado, e inclusive mostrou muita competência, para lidar com a pandemia foi o setor farmacêutico privado. E isso por uma razão muito simples: eles são da iniciativa privada. Quando existe interesse, em geral econômico, alguns problemas são resolvidos muito mais rapidamente do que normalmente acontece. Muitas pessoas preferem acreditar em qualquer notícia do que pesquisar informações em fontes confiáveis. Quando o assunto é doença, máscara facial simples não protege quem a usa. Máscara protege os outros de quem usa. Então não adianta usar máscara para se proteger, se no mesmo ambiente outros não estão usando máscara. Uma máscara PFF2 é melhor do que uma máscara simples, mas ainda assim a prot

Reforma de um apartamento antigo - Lições aprendidas

Há cerca de 6 meses conclui a reforma de um apartamento antigo aqui em Brasília, DF. Foi a minha primeira reforma e, obviamente, cometi diversos erros e me arrependi de várias decisões. Seguem algumas lições aprendidas que talvez possam te ajudar a tomar boas decisões. 1. Divida o projeto arquitetônico em duas fases: primeiro a demolição, depois o projeto propriamente dito Contratar um arquiteto é essencial. Mas em se tratando de uma reforma, ainda mais de um apartamento, surpresas podem ocorrer. Mesmo que o arquiteto use um detector de pilares, vigas, colunas de encanamento do prédio etc... ainda sim podem haver surpresas. Por isso, é melhor separar o projeto em duas fases. Primeiro, já tendo alguma ideia do que você pretende fazer, peça para o arquiteto um projeto de demolição. E contrate uma equipe só para essa fase. Vai sair mais caro contratar só a demolição separada do resto? Provavelmente. Mas a tranquilidade que você terá durante a execução da segunda fase não tem preço.

Não compre o Amazon Echo ou Echo Dot se você estiver no Brasil

Nos EUA, o Amazon Echo (ou Echo Dot) é um dispositivo familiar. Uma vez instalado e configurado, vários membros da família podem utilizar o dispositivo para auxiliar em tarefas diversas. Isso é possível graças ao recurso chamado "household", em que o usuário "proprietário" do dispositivo (ou seja, aquele que registrou o dispositivo na sua conta da Amazon), pode convidar outros membros da família. Daí os demais membros da família podem acessar suas contas e realizar diversas funções. Ocorre que no Brasil, e em diversos outros países, esse recurso simplesmente não está disponível. Sequer a opção para configurá-lo aparece no menu de opções do aplicativo da Alexa, nem no site Amazon.com.br. Por isso, o Echo acaba se tornando um dispositivo pessoal, de pouca utilidade para os demais membros da família. E nem adianta comprar outro Echo e colocar do lado, já que os dois vão atender quando alguém falar "Alexa" e vão começar a bater cabeça um com o outro, ou falar